Skip to content
25/02/2009 / espanolparasecretarias

Resumo do livro O Monge e o Executivo de James C. Hunter

O Monge e o Executivo é um livro que aborda didaticamente como a liderança pode ser aplicada em nosso dia-a-dia. O ambiente utilizado pelo autor para explicar os conceitos foi um retiro em um mosteiro, no qual um executivo bem sucedido profissional e pessoalmente vai passar uma semana para rever seu comportamento, pois está passando por um momento de crise em seus relacionamentos.

 

Esse executivo, como muitos outros, baseava suas ações no poder e esse poder era estendido para seus relacionamentos pessoais e familiares. E de acordo com o autor: “poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, em função de sua posição ou força, sem que essa pessoa queira fazer”. E liderar é influenciar as pessoas de uma forma que elas encontrem dentro de si a motivação para atingirem os objetivos identificados como sendo comuns ao meio. Assim, liderar é ter Autoridade, que se diferencia do poder, pois é a habilidade de levar as pessoas a fazerem, por sua própria vontade, o que você quer que elas façam, por uma questão de influência pessoal. Assim temos a autoridade relacionada com o caráter do líder e a influência que ele exerce sobre as pessoas. Desta forma, liderar é influenciar e se relacionar com as pessoas, comportando-se de modo que elas tenham no líder um exemplo a seguir.

 

O livro aborda alguns comportamentos que o líder deve ter: honestidade, confiabilidade, cuidado, compromisso, ser bom ouvinte, respeito, atitude encorajadora, positiva e entusiástica. Pelos comportamentos listados, nota-se que o papel do líder é servir, isto é, identificar e satisfazer as reais necessidades das pessoas, utilizando o raciocínio do “você colhe o que planta”. Assim, quando nos dispomos a satisfazer as necessidades alheias, estamos servindo e nos sacrificando, e segundo o autor, esse sacrifício está baseado no Amor, não no sentimento, mas no comportamento amoroso. Que é o fundamento de nossa vontade.

 

Em suma, se você quer atingir um objetivo e quer fazer com que as pessoas o sigam, comporte-se amorosamente, satisfazendo suas reais necessidades, ouvindo-as e se relacionando bem com elas, escolha agir. O autor fala sobre as escolhas, pois somos nós que escolhemos ser quem somos, o comportamento que teremos, e essas escolhas estão baseadas em nossas crenças, assim é preciso fazer escolhas acerca daquilo em que se acredita.

 

by Paula Pilastri

About these ads

3 Comentários

Deixe um comentário
  1. roselylopes / fev 28 2009 16:07

    me manda prara o meu mail

  2. nadja barbosa / jun 19 2009 20:54

    gostei muito deste livro …

  3. giovana / set 11 2009 10:39

    qual e a editora e o numero de paginaçao

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 50 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: